Você sabe o que é Blockchain?

Você sabe o que é Blockchain?

Você sabe o que é Blockchain?

Com certeza você já ouviu falar de bitcoin nos últimos anos. Você sabe como funciona a plataforma que possibilitou a criação dessa (e muitas outras) moedas digitais e muitos outros serviços?

O Blockchain é uma tecnologia, um sistema, que faz com que as criptomoedas e outro serviços funcionarem e ainda tem o potencial de transformar, ou ainda criar, outros serviços. Essa tecnologia é uma das maiores novidades dos últimos tempos.

 

E quais as vantagens desse tal de blockchain?

Algumas das vantagens do blockchain são:

Controle

O blockchain é uma plataforma livre, ou seja, ela não tem um dono. Todas as transações são feitas entre as pessoas. Somente os indivíduos envolvidos na transação tem as suas informações sem a necessidade de um intermediário.

Plataforma pública

Assim como qualquer pessoa pode ter acesso as informações, qualquer pessoa também pode utiliza-la.

Segurança

O que faz com que o blockchain seja essa revolução é a que o conteúdo dele não pode ser editado. Como diversas máquinas mantem seu banco de dados e a autenticação também é feita em diversas camadas com os registros em ordem cronológica não é possível alterar nenhum dado antigo.

Anonimato

Cada transação é feita entre duas pessoas A e B (detalhes no diagrama abaixo) cada pessoa recebe uma chave criptográfica (um código único) então é impossível saber a identidade de cada uma das pessoas envolvidas na transação, somente suas chaves.

Mas o blockchain é realmente seguro?

Em mais de 10 anos desde o lançamento do bitcoin (um dos sistemas de blockchain mais famosos) nunca houve registro de roubo ou manipulação de dados por hackers. Isso porque o sistema do bitcoin tem a capacidade de autenticar todas as entradas de registros.
Se houve algum tipo de roubo de bitcoins elas aconteceriam na máquina do usuário ou em alguma corretora terceira.

O Blockchain é a tecnologia mais segura do momento. Nenhum especialista em segurança digital vai afirmar que existe um sistema perfeito mas, por enquanto, nunca houve problemas com o blockchain

Saiba mais sobre como funciona os blockchain no diagrama abaixo:

Imagem UOL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *