Você sabe o que é NFC?

 

O Brasil, sem dúvidas e independentes das crises políticas e econômicas, é uma das 10 maiores economias do mundo. O Comércio varejista gira centenas de bilhões de dólares anualmente. E mesmo que o Brasil demore sempre um pouco para se adequar às novas tecnologias. Assim criptomoedas estão em todas fontes de notícias, principalmente o bitcoin.

Mas e novas formas de pagamento? Andar com dinheiro as vezes pode ser perigoso e você corre o risco de não receber seu troco certo e tem aqueles dias que esquecemos a carteira com o cartão de crédito em casa. Mas tem uma coisa que ninguém desgruda: o seu smartphone.

 

Desde 2002 a tecnologia conhecida como NFC já existe no Japão. NFC ou Near Field Comunication, Comunicação via Campo de proximidade (tradução livre), funciona com chips RFID Radio-Frequency Identification, Identificação via Rádio Frequência . Iguais aqueles de loja para evitar roubo. Esses chips, hoje em tamanho bem menores são utilizados até na pecuária, porém, o seu uso em smartphones já está em escala muito grande. Esse mesmo chip também é utilizado em bio implantes. (Curtam essa postagem se vocês quiserem que a gente explique mais sobre bio implantes)

E como funciona o pagamento? Para se utilizar da tecnologia NFC é necessário que seu smartphone tenha o chip instalado, depois é importante configurar uma conta como Google Pay, Apple Pay ou similares e que o estabelecimento tenha uma máquina que aceite essa forma de pagamento. Caso esses 3 fatores estiverem funcionando é só aproximar o seu smartphone da maquininha que o pagamento será efetuado. Não precisa nem mexer na carteira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *